origem

sábado, 15 de outubro de 2011

Quem tramou o Zé Povinho ?!

"O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e... fica como sempre... na mesma".
Raphael Bordallo-Pinheiro 


Começa a ser-me cada vez mais difícil absorver assuntos viscerais, como são os casos dos PEC's, dos Orçamentos com Preliminares ou sem Preliminares de Estado, dos Planos de Austeridade, das Troikas, etc...
Mas ainda me é mais difícil evitar falar deste assunto e nos últimos tempos tenho vindo a abordá-lo diariamente com toda a gente...algumas vezes com pitadas de humor e outras vezes a sério. É estupidamente contagiante falar deste tema ! É como se estivéssemos a falar de uma doença que atingiu esta ou aquela infortunada pessoa, onde moralmente lamentamos o que aconteceu mas onde maliciosamente nos sentimos bem por não têr-mos sido atingidos pelo mesmo problema.
Agora, a grande diferença é que estamos perante algo que nos atinge a todos, ou pelo menos atinge a maioria das pessoas. Agora vêmo-nos a lamentar do nosso "problema clinico", que esteve em estado letárgico durante anos e que agora acordou e tornou-se um problema crónico que nos vai limitar para o resto da nossa vida : ser Português !

Há dois dias, Passos Coelho "invadiu" a casa dos Tugas, via TV, para anunciar as principais medidas previstas no Orçamento de Estado para 2012. Esse anuncio foi feito à  hora do jantar, ou seja, perfeito para quem quer perder peso, porque muita gente ficou sem apetite...incluindo eu. Porquê ? Porque o Orçamento de Estado para 2012 vai ser à imagem dos Maias, porque vai ser catastróika...peço desculpa, catastrófico ! 
Então, entre as medidas brilhantemente anunciadas pelo nosso 1º, constam : 
  • Eliminação dos subsídios de Natal e férias para todos os funcionários da Administração Pública e das empresas públicas.
  • Permitir que o horário de trabalho no sector privado seja aumentado em meia-hora por dia nos próximos 2 anos.
  • O Sector empresarial do Estado será alvo de uma “profunda reestruturação”, face ao agravamento “substancial” do peso dos prejuízos e do endividamento.
  • Agravamento das tributações das transferencias para off-shores e paraísos fiscais. 
...e outras cenas bué-da-fixes que agora não me lembro, mas basta ir ao facebook do homem para poderem vêr o que falta na lista ! 
Ok...Tudo bem, Sr.Primeiro-Ministro...estamos a pagar a factura dos anos Sócratinos, Cavaquistas e afins, não é ? O País tá na bancarrota, mas com obras prometidas de alto nível como Auto-Estradas, TGV's, Aeroportos...que entretanto foram canceladas e por isso o Estado terá que passar às indemnizações de Milhões de € às empresas de construção amigas dos senhores do Governo.
Resumindo : Portugal está num terramoto financeiro e estas medidas que o Governo irá implementar, vão resultar na falência de muitas empresas, o que irá gerar desemprego e a descida das receitas fiscais. Depois o sistema de sáude, ensino, etc., irá colapsar certamente. É triste vêr que em Portugal, só existam políticos mentalmente enfermos, que continuam a cair no erro do pensar no imediato e num cenário de falta de dinheiro, optam logo pelo aumento de impostos, sem pensar nas consequências que isso pode acarretar.

(CLAP-CLAP-CLAP-CLAP)
Como infelizmente as minhas mãos não são assim tão interactivas, esta foi a única maneira de reproduzir o som irónico das minhas palmas... 

Bem, preciso de arejar a cabeça, pô-la no Limbo uns instantes para não pensar em nada dramático e por isso vou vêr este vídeo e reflectir :

Sem comentários:

Enviar um comentário