origem

domingo, 18 de março de 2012

O estranho caso de Joseph Kony !


Poderia ter sido, mas neste "filme" ninguém é atingido 7 vezes por um raio, nem ninguém nasce velhinho nem morre novo, nem a história é passada em New Orleans nem na Baixa da Banheira. Simplesmente trata-se de um novo "viral video" intitulado Kony2012, que relata a história de um gajo que nunca ninguém tinha ouvido falar e que de repente é mais conhecido có-bilhar-grande e anda a têr uma promoção mundial de meter inveja ao Obama. 
Assim de repente, e para quem não sabe, é o maior "viral video" de sempre de acordo com um estudo recente. Teve só 100 milhões de visualizações em 6 dias. O filme, feito em Inglês, teve tradução para Português, Françês, Espanhol, Italiano e até Chinês e tem mais de 800 mil comentários dos cibernáutas. A Susan Boyle e a Lady Gaga devem estar pior que estragadas, já que eram elas as que estavam no top. Já viram isto ? Serem ultrapassadas por um gajo acusado de crimes contra a Humanidade ? Se ainda fosse pela Madonna ou se o gajo se chamasse Kony Carreira, ainda vá...Agora por um tal de Kony do Uganda ?! Um gajo que nunca foi ao programa da Oprah nem nunca foi referênciado pelo Marcelo Rebelo de Sousa no jornal das 8 da TVI ? Um gajo que é apenas protagonista de um filmezeco de série Z, com efeitos especiais de cá-rá-cá-cá que nem sequer  privilégios de passagem no intervalo do Super Bowl teve...E olhem que eu até acredito que ele deve ser Ugandamaluco, mas...Epa, eu se fosse a elas ficaria lixado...

Mas pronto, ao que parece, existe um criminoso de guerra no Uganda chamado Joseph Kony, que rapta e tortura crianças há mais de 30 anos, forçando os rapazes a combater como soldados na guerra e as raparigas a serem escravas sexuais. O tal filme surge então, para mostrar precisamente esses crimes, com a tag : "vamos tornar Kony famoso". Julgo que, com o filme, conseguiram esse objectivo promocional. Mas haverá outros motivos ? Bom, podemos começar pelo facto de todo este fogo-de-artificio ter sido feito com bênção de uma ONG criada para ajudar as crianças do Uganda, mas cuja percentagem de doações recebidas no país afrincano não ultrapassou os 30% dos 8 Milhões de dólares que a dita ONG obteve em fundos. O resto da guita foi para viagens, transportes, e claro, na mega produção do blockbuster.
Depois, recentemente o Uganda tornou-se um dos 50 maiores produtores de petróleo do Mundo e como sabemos, onde há petróleo...há guerra e claro, intervenção militar dos EUA no terreno. Intervenção essa que já acontece desde Outubro de 2011. Sim, o Obama enviou uns quantos soldados das tropas especiais para o Uganda para tentar capturar esse tal Kony...que ninguém sabe onde é que o gajo anda desde 2006 e que para os EUA, é considerado líder de um grupo terrorista. Soa a algo familiar ? Soa pois, mas desta vez não mete Twin Towers ao barulho. Como é possivel que o motivo maior não seja pelo facto do gajo ser feio como o caraças e porque não é adepto do SL Benfica ?! Enfim...
Ah, e querem saber uma coisa interessante ? Existem mais Joseph's Kony's no Uganda e noutros países de Africa que fazem exactamente o mesmo ou pior. Sabem os nomes deles ? Pois, eu também não...Porquê ? Porque não fazem mais videos para a malta vêr. Porquê ? Secalhar porque não há "motivos".
Tá mal !

Conclusão : 
Em 2012 é que umas mentes brilhantes resolveram dar este caso a conhecer ao Mundo quando existe internet há cerca de 16 ou 17 anos (em Portugal só existe desde que há MEO ou lá o que é...) e o Youtube há 7 anos.
Não conseguem capturar o Kony...mas conseguem estar ao pé do gajo e tirar-lhe fotos, muitas delas em HD e quiçá, beber um limoncello com ele.
Epa, caros Srs que realizaram o filme, querem que vos diga uma coisa ? 
C'o devido respeito, vão masé pá Kony da vossa mãe ! 

PS1 - Há dois dias, Jason Russel, co-autor do filme foi detido pelas autoridades, porque estava a correr todo nú e a gritar numa praia em San Diego. Como estava bêbado, resolveu masturbar-se à frente de todos. Depois lá foi detido e foi levado para uma clínica psiquiátrica local. Porra, que inveja. Eu ando à anos a fazer o mesmo e nunca fui notícia...
PS2 - Digam lá a verdade...vocês também não acham que o Kony é bué parecido com o Chiquinho Carlos ?

Sem comentários:

Enviar um comentário